10 coisas que comprovam que você é de família italiana

Confira a nossa lista; certamente você vai se identificar com muitos dos itens listados.
Ser de família italiana é muito mais do que ter uma “simples descendência”. A cultura tão tradicional e enraizada nas famílias é passada de geração para geração e se mantêm firmes e fortes conosco durante toda a vida.

Mas qual é o melhor dia para testar que a sua família é mesmo bem italiana? O domingo!

1) Domingo é dia de pasta em família! Faça chuva ou faça sol, domingo é dia de reunir a família para “mangiare” a boa e velha macarronada com molho de tomate, “lasagna”, “gnocchi”, “cappelletti”, “polenta” ou qualquer outra iguaria da cozinha italiana. Ah, e provavelmente vai ter “polpetta” também!

2) E claro, também não pode faltar o pão para acompanhar a refeição, afinal italiano que é italiano precisa “limpar” o molho de tomate do prato com o pão. É sagrado!

3) Mas a refeição não está encerrada sem a sobremesa feita por uma das tias e o cafézinho passado na hora. Amamos um cafézinho!

4) A quantidade de comida é sempre tão grande que na verdade ela sempre sobra para a “segunda rodada”, ou seja, para o jantar.

5) E tudo isso é acompanhado de muito falatório, porque se tem uma coisa que italianos fazem muito é: falar e falar e falar…

6) Mas não é simplesmente falar, é um falar mais alto que o outro praticamente gritando e rindo tão alto a ponto dos vizinhos acharem que estamos brigando, quando na verdade, é só a família reunida colocando a conversa em dia.

7) E não basta falar com a boca, também falamos com as mãos, porque gesticular e dar mais ênfase às histórias é preciso, não é verdade?

8) E você já está acostumado com os “interrogatórios” dos seus nonnos, dos seus 20 tios, 50 primos de primeiro grau e mais 50 de segundo grau querendo saber tudo o que acontece na sua vida? Faz parte.

9) Todo mundo que faz algo meio fora do comum é meio “pazzo” da cabeça. Sem falar que tudo é motivo para soltar um palavrão – “Ma che cazz*!

10) E palavrões a parte, provavelmente este mesmo domingo em família começou com todo mundo indo à missa, afinal italianos são muito religiosos acima de qualquer coisa e você provavelmente frequentou o catecismo, fez crisma e ai de você se não se casar na igreja para a alegria das tias. 🙂

E aí, você é um “vero italiano”?

Deixe o seu comentário