A festa de Corpus Christi na Itália e os tapetes de flores

Sendo a Itália um país prevalentemente católico, o feriado de Corpus Christi também é comemorado por aqui. Em razão desta data, no último final de semana, várias cidades italianas foram tradicionalmente enfeitadas com lindos tapetes de flores (verdadeiras obras de arte) como você verá mais adiante.

A Origem do Corpus Christi 

A Festa de Corpus Christi é a celebração na qual a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia

Na verdade, esta festa cristã nasceu em 1247 na diocese de Liège, na Bélgica, para celebrar a presença de Jesus na Eucaristia. Contudo, a festa de Corpus Christi só foi extendida para toda a Igreja Católica em 1264, após um milagre ocorrido na Itália.

O milagre de Bolsena

O milagre eucarístico aconteceu quando o padre Pedro de Praga celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, na cidade de Bolsena, Itália: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue após a consagração. Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da real presença de Cristo na Eucaristia.
O Papa Urbano IV (1262-1264), que se encontrava em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, e onde vivia São Tomás de Aquino, quando informado do milagre, ordenou que as relíquias fossem levadas a Orvieto.
Uma
procissão foi organizada para tal e quando o Papa encontrou os fiéis caminhando na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia eucarística as palavras:Corpus Christi”.
Ainda hoje, as relíquias podem ser visitadas em Orvieto, enquanto a pedra manchada de sangue permanece conservada em Bolsena.

Os tapetes enfeitados 

“A confecção de tapetes não tem caráter de penitência ou pagamento de promessas. Ela é uma manifestação popular de adoração a Cristo“, explica o professor Felipe Aquino da “Escola da Fé”.

“A passagem pelo tapete tem um significado especial. O ostensório, que armazena o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote por essas ruas enfeitadas, e os fiéis só podem pisar nesses desenhos após a passagem do padre. É uma representação de que Jesus anda por ali e é recebido com um belo tapete pelas ruas da cidade.
É também uma evocação bíblica, que narra Jesus entrando em Jerusalém e o povo colocando ramos de oliveira para que Ele passasse por cima.”

Fonte: Editora Cleofas.

Os tapetes de Spello

Spello é um pequeno comune localizado na região central da Itália, famosa, entre outras coisas, pela sua festa Infiorate.

Por ocasião do Corpus Cristi acontece a chamada “Infiorata del Corpus Domini”, uma iniciativa que existe desde 1831 e que recobre as ruas de seu centro histórico com tapetes de pétalas de flores formando desenhos impressionantes. É uma manifestação imperdível e chega a envolver atistas internacionais. Nessa época, a cidadezinha chega a receber até 80 mil visitantes em um fim de semana.

Os infioratori (aqueles que recobrem o chão de flores) trabalham o ano inteiro para realizar entre a tarde do sábado e a manhã do domingo desta festa, tapetes e quadros florais que ganham as vias do centro histórico. O resultado é um percurso de 1,5 km de quadros extraordinários.

Veja as fotos dos preparativos do evento que ocorreu neste final de semana e as belíssimas imagens de tapetes formados unicamente por flores.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Deixe o seu comentário