Cidadania Italiana por descendência: cheque a lista das certidões italianas

Falamos de direito à cidadania por jus sanguinis – direito por sangue!

A cidadania italiana aos descendentes de cidadãos italianos, mesmo quando nascidos no exterior, é um direito tutelado por lei. De fato, o processo tratará um reconhecimento de cidadania. O requerente, portanto, não fica à mercê de um julgamento ou de um ato discricionário.

O que realmente determinará o sucesso do processo de reconhecimento da cidadania italiana por jus sanguinis é a completa e a perfeita conformidade da documentação que instruirá o processo.

É imprescindível, portanto, que o brasileiro antes de viajar para a Itália tenha reunido toda a documentação necessária. E só isso não é o bastante! É necessário efetuar uma análise minuciosa de todos os pontos e certificar-se que todas as informações contidas nas certidões sejam compatíveis e em conformidade.

Se você optou por realizar o processo de reconhecimento de cidadania sozinho (sem assessoria), é apropriado se valer, ao menos, de uma consultoria para analisar a documentação e com isso obter uma confirmação ou uma sinalização dos pontos discordantes.

Quais os documentos que eu preciso procurar na Itália

  • Certidão de Nascimento do ascendente italiano
  • Certidões de Casamento e de Óbito do ascendente italiano, se o fato ocorreu na Itália

A Certidão de Nascimento pode ser retirada no Comune italiano onde o ascendente italiano foi registrado. Todavia, é muito comum não encontrar esta documentação quando se trata de um ascendente muito antigo. Se o nascimento ocorreu em uma época que não existiam registros públicos, será necessário apresentar a Certidão de Batismo emitida pela Paróquia, em substituição à Certidão de Nascimento.

Por onde iniciar

Antes de dar início à busca das certidões italianas, é importante que você tenha certeza do que realmente será necessário procurar e onde.

O melhor modo de iniciar é reconstruir a sua árvore genealógica. Com ela, você terá certeza se o direito à cidadania existe, individualizar os parentes ascendentes e saber onde terá que procurar as certidões necessárias.

Se você tem outras dúvidas ou precisa de uma consultoria, escreve para a nossa equipe:

 

L’Italia è sempre una buona idea!

Deixe o seu comentário