Como é o Natal na Itália

Se você é uma das pessoas que ama o Natal, esse post é para você!

O Natal é uma época do ano muito querida na Itália e durante esse período, as pracinhas das cidades estão todas decoradas com luzes, presépios e enfeites de Natal.

Além disso, feirinhas de Natal estão presentes em toda a Itália, cada uma com o seu formato e as suas características, e os turistas ficam encantados.

De 30 de novembro a 6 de janeiro acontece a Feirinha de Natal de Vipiteno (linda cidade medieval que durante as festas de fim de ano se transforma em um conto de fadas). É um dos destinos preferidos pelos turistas durante essa época do ano.

Mas a feirinha mais antiga da Itália é a de Bolzano, que acontece no centro histórico da capital de Alto Ádige.

Outros símbolos característicos desta tradição: a árvore de Natal e o presépio.

O costume natalino na Itália é montar a árvore de Natal no dia 8 de dezembro (data em que se comemora a Imaculada Conceição) e desmontá-la no dia 6 de janeiro (Epifania do Senhor, como diz o provérbio: “tutte le feste porta via”). A árvore é aderida pela maioria das tradições natalinas – diferente do presépio, que é um costume mais italiano. A origem da palavra “presépio” vem do latim praesepe, que significa“estábulo”.

O presépio na Itália é até mais significativo do que a árvore de Natal. Tanto que tem gente que constrói seu próprio presépio e distribui nas várias lojinhas de artesanato que há séculos transmitem a arte do presépio de geração para geração.

É costume na maioria das regiões italianas passar o Natal com a família. Começando pela véspera, no dia 24 de dezembro. No dia de Natal, a família se reúne para o almoço e às vezes passa a tarde jogando alguns jogos característicos desta época e comendo doces típicos como panettone e pandoro.

O Natal enche o coração de diversas pessoas de amor, felicidade, prosperidade e que a magia dele sempre encante todas as famílias. Agora… já imaginou passar o Natal na Itália? Essa experiência com certeza será inesquecível!

 

Aproveita e dá uma passadinha lá na nossa página do facebook. Fique por dentro das nossas atualizações! https://www.facebook.com/italialegal/

 

Texto de Carolina Gomes, futura ítalo-brasileira.

Deixe o seu comentário