Como é o verão na Itália

Se você pretende viajar para a Itália no verão se prepare para um calor vero! As temperaturas começam a se elevar na primavera, ou seja, em meados de maio, junho, têm seu ápice em julho e agosto e começam a cair lentamente em setembro quando o outono começa a se avizinhar. 

E você pode pensar: “mas eu sou brasileiro, estou acostumado com o calor!” Pois o verão na Itália pode ser facilmente mais quente e mais intenso que no Brasil, pasmem!
As temperaturas de norte a sul chegam e passam dos 40º com frequência e praticamente não chove. O sol é muito forte e pode se tornar uma tarefa difícil sair na rua nos horários de pico de temperatura.                                            

Também é muito comum o famoso “caldo africano”, ou calor africano em português, que nada mais é do que uma onda excepcional de calor com ar fervente que vem diretamente do deserto do Saara! Parece brincadeira mas é verdade! Em algumas regiões mais ao sul até a areia do deserto é transportada por essas ondas de ar quente. E quando o caldo africano chega só muita água e gelato para aliviar o calorão.

Por outro lado, o verão também é sinônimo de muita felicidade no país da bota. Os italianos amam o verão e o aguardam ansiosamente, afinal ele dura pouco no geral. As paisagens ficam muito mais coloridas, o céu está sempre azul, as árvores mais verdes e vemos flores de todas as cores em todos os cantos. Além disso os dias são muito longos e portanto muito mais proveitosos. 

Nessa época acontecem muitos eventos ao ar livre, todos saem na rua para pegar um bronzeado, e falando em bronzeado, as piscinas, clubes, parques, lagos e praias ficam sempre cheios. Os turistas brotam de todas as partes do mundo, literalmente.

 E em agosto tem “Ferragosto”, este que sem dúvida é o feriado mais aguardado do país – praticamente todo mundo dá um jeitinho de escapar para a praia mais próxima e curtir o lindo litoral italiano. O Ferragosto, que oficialmente é dia 15, antecede justamente a segunda quinzena do mês, que é quando normalmente os italianos saem de férias. Nesse período também ocorrem as férias escolares, sendo o momento perfeito para aquela viagem em família.


Algumas cidades não turísticas chegam a ficar quase desertas, até o comércio fecha, e em contrapartida as cidades litorâneas ficam abarrotadas. 

Vem para a Itália no verão? Então anota essas dicas: 

  • Traga na mala roupas leves, sapatos abertos, bonés, chapéus e óculos escuros.
  • Nunca dispense o uso do protetor solar porque o sol é realmente muito forte.
  • Beba muita água e mantenha-se sempre hidratado. Aproveite as fontes naturais gratuitas presentes em quase todas as cidades.
  • Coloque no seu roteiro parques e praias para aproveitar o melhor da natureza italiana.
  • Se o calor estiver demais, aproveite para conhecer igrejas e museus pois são sempre muito fresquinhos.

Agora você já sabe como é o verão poraqui! Que tal visitar o país e ver de perto tantas maravilhas?
Assine nossa newsletter para ficar por dentro de tudo. Compartilhe com os amigos! 

Deixe o seu comentário