Como procurar emprego na Itália

Apesar da Itália não estar passando pelo melhor momento econômico da sua história, é possível caprichar no currículo e usar todas as artimanhas possíveis para conseguir o seu lugar ao sol no país da Bota.

A seguir, veja algumas dicas super válidas para conseguir um posto no mercado de trabalho italiano:

  • Procurar vagas nos próprios sites das empresas, negócios ou locais onde você pretende trabalhar na sessão “Lavora con noi” (Trabalhe conosco em português).
    Geralmente basta preencher um formulário online, anexar o seu currículo e torcer para te chamarem.

  • Falando em currículo, você vai precisar de um currículo em italiano. Se você não domina a língua, peça ajuda a alguém para não escrever nada errado e gerar má impressão no empregador.

  • Leve o seu currículo e se cadastre em todas as agências de emprego da sua cidade. As mais famosas são: Adecco, Umana, GiGroup, Manpower, Randsdat, entre outras.

  • Se inscreva no “Centro per l’Impiego” da sua cidade ou província. Esses locais são escritórios públicos que fazem a gestão do mercado de trabalho local. Eles fazem o seu cadastro e na mesma hora já te mostram as vagas disponíveis.

  • Leve o seu currículo impresso de porta em porta. Sim, isso ainda funciona bastante na Itália. Saia distribuindo o seu currículo nos estabelecimentos nos quais você tem interesse em trabalhar.

  • Se cadastre nos sites de emprego mais eficientes. Os melhores são:

Monster.it: No Monsters você pode criar alertas, ver as ofertas de trabalho, usar filtros específicos, enviar seu currículo ou criar um currículo na própria plataforma. Além disso, o site oferece conselhos para quem está em busca de um emprego.

Infojobs.it: Famoso também no Brasil, no Infojobs você encontra ofertas de várias empresas, além de excelentes filtros que te permitem fazer uma pesquisa mais apurada. Você pode criar seu perfil e deixar disponível para que as próprias empresas vejam seu currículo.

Indeed.com: Muito utilizado no mundo todo, o Indeed é uma plataforma que te permite escolher a função para a qual deseja se candidatar, além de escolher a cidade, anexar seu currículo já pronto, receber ofertas por e-mail etc. 

Trovo Lavoro: Essa plataforma, assim como as citadas anteriormente, é gratuita, e além de se candidatar às vagas de emprego, você pode ver ofertas para estágios e cursos profissionais.

Subito.it: Este site é uma espécie Olx italiano, tem de tudo um pouco – anúncios de compra e venda de produtos e serviços, de casas, carros – e também é muito utilizado para buscas por trabalho, além de ser uma plataforma fácil de usar e com muitas ofertas disponíveis em todo o país. 

Agora você já sabe como procurar emprego na Itália! In bocca al lupo e alla prossima!

Deixe o seu comentário