Como renovar o passaporte brasileiro na Itália

Se você está programando uma viagem para a Itália, confira antes a validade do seu documento de viagem. Muitos países (incluindo a Itália) exigem uma validade mínima de seis meses para permitir o ingresso.

Mas, uma vez em solo italiano, é possível solicitar a renovação do passaporte a qualquer tempo, independente da validade do documento atual, em uma das sedes do Consulado Brasileiro.
Para quem estuda ou trabalha na Itália, por exemplo, é muito comum ver o próprio passaporte superar a data de validade.

Desde novembro de 2015, os Consulares Brasileiros já emitem a nova série de passaportes Cruzeiro do Sul, com até 10 anos de validade e com custos diferenciados de acordo com a idade do solicitante (de 40 a 120 euros).

Para quem possui outras nacionalidades além daquela brasileira, é importante saber que a Polícia Federal recomenda ingressar no Brasil sempre usando o passaporte brasileiro!

Portanto, se você tem a dupla cidadania (brasileira e italiana), você deverá usar o passaporte italiano sempre que entrar e sair da Itália, na fronteira italiana. E deverá usar o passaporte brasileiro na entrada e na saída do Brasil, na fronteira brasileira.
(Fonte: Ministério das Relações Exteriores)

Endereços úteis:

As duas Repartições Consulares Brasileiras presentes na Itália estão situadas em Milão e em Roma, e possuem organização e procedimentos próprios.
Acesse os portais abaixo para consultar a documentação necessária para a renovação do passaporte e obter outras informações:

Consulado Geral do Brasil em Milão
Consulado Geral do Brasil em Roma

 

L’Italia è sempre una buona idea!

Deixe o seu comentário