Conheça os principais Mercados de Natal da Itália

O Natal está chegando e com ele toda a atmosfera natalina que toma conta da Europa (e do mundo) nesta época do ano. E se tem uma coisa que é muito tradicional no final do ano por aqui, esta coisa são os Mercadinhos de Natal (Mercatino di Natale) em italiano.
Não se sabe ao certo quando os mercados natalinos tiveram sua origem mas os primeiros registros datam de 1200 a 1300, na Alemanha, Áustria, França e Suíça.   

De norte a sul, quase todas as cidades da Itália organizam esses mercados, que geralmente são a céu aberto, como uma feira, e que vendem desde artesanatos, presentes, roupas, sapatos, acessórios, artigos para a casa até comidas e produtos gastronômicos típicos de cada região. A variedade é realmente bem vasta e atrativa.

 

As feirinhas de Natal também ocorrem em museus, palácios e castelos mas são mais comuns em lugares como praças, nas próprias ruas das cidades ou em lugares abertos, amplos e próprios para este tipo de evento, com fácil acesso ao público.

A seguir, listamos os principais mercados natalinos da Itália. Clicando nos links, você será redirecionado ao site de cada evento e pode ler todos as informações pertinentes. Confira:

Mercadinho de Natal de Bolzano (Trentino-Alto Ádige)

Situado em todo centro histórico de Bolzano, principalmente na Praça Walther, o mercado de Natal desta cidade do extremo-norte da Itália é muito mais do que uma das feirinhas natalinas mais tradicionais do país. Além das mais de 80 barracas vendendo comidas e bebidas típicas, objetos e itens de decoração, a atração promove passeios culturais pelas construções medievais da cidade, como museus e igrejas. O passeio promete mais: “encantamento feito de tradição, destinado aos visitantes mais curiosos e que desejam atravessar o limiar dos costumes locais para viver um momento mágico”. Já queremos!  
Quando: De 29 de novembro de 2019 à 06 de dezembro de 2020.

Mercadinho de Natal de Aosta (Vale de Aosta)

Entre 23 de novembro e 06 de janeiro acontece o Marché Vert Noel, um dos mercados natalinos mais tradicionais do Vale de Aosta e da Itália. Uma particularidade desta feira é que ela se localiza dentro das ruínas arqueológicas de um teatro romano da época do Imperador Claudio, em meio as montanhas, e tem mais de 50 chalés de madeira decorados com guirlandas e luzes. Além do mercado, o visitante pode apreciar os Alpes e as demais ruínas medievais da cidade.
Quando: De 23 de novembro à 06 de janeiro de 2020.

Mercadinho de Natal de Rovereto (Trentino-Alto Ádige)

Em meio a muita música, cores, luzes, mostras e presépios, o mercado de Rovereto, no norte da Itália, tem como plano de fundo as tradicionais casas de madeira e oferece o melhor da culinária e do artesanato local, tudo isso em um itinerário que atravessa o centro histórico, preenche as mais belas praças da cidade e permite descobrir edifícios do século XVII – XVIII, muralhas medievais e museus com um sabor contemporâneo especial. Imperdível!
Quando: De 22 de novembro de 2019  à 06 de janeiro de 2020.  

Mercadinho de Natal de Trento (Trentino-Alto Ádige)

Outro mercado imperdível é o de Trento. A feira se estende por duas Praças, Piazza Fiera e Piazza Cesare Battisti, ambas cercadas por construções antigas que criam uma atmosfera de Idade Média. Com picos nevados ao fundo e o brilho das luzes natalinas, as diversas exposições, as produções artesanais e os sabores de comida e vinho proporcionam momentos especiais aos visitantes da feira.
Quando: De 23 de novembro à 06 de janeiro de 2020. 

Mercadinho de Natal de Turim (Piemonte)

Quatro praças de Turim recebem o mercado de Natal da cidade – Piazza Solferino, Piazza Castello, Piazza Santa Rita e Borgo Dor a Cortine del Maglio. Na Piazza Solferino, além da boa comida e do vinho, o público pode se divertir em uma grande pista de patinação no gelo que é montada no local. Já a Piazza Castello conta com dezenas de barracas de madeira repletas de presentes, artesanatos locais e doces típicos natalinos, além de suas belas construções a serem apreciadas.
Quando: De 29 de novembro de 2019 a 06 de janeiro de 2020.

Mercadinho de Natal de Florença (Toscana)

A Piazza Santa Croce, em Florença, atrai o público pela sua bela decoração, pela vista da lindíssima Catedral homônima e pela grande variedade de produtos, não apenas italianos, mas também da França, Áustria, Alemanha, entre outros países.
Lá também ocorre a “Babbo Running”, isso mesmo, uma corrida de 5 km onde todos os competidores estão fantasiados de Papai Noel. É diversão garantida!
O Natal de Florença ainda tem o “Firenze Winter Park” que conta com pista de patinação no gelo e Curling para a família.
Para divertir as crianças, a feira inclui a casa do Papai Noel, onde os pequenos podem escrever cartinhas para o bom velhinho. 
Quando: Piazza Santa Croce – de 20 de novembro à 22 de dezembro de 2019.
Babbo Running – 15 de dezembro de 2019.
Firenze Winter Park – de 20 de novembro à 23 de dezembro de 2019.

Mercadinho de Natal de Bolonha (Emília-Romana)

Com vista para as tradicionais duas torres de Bolonha “Garisenda” e “Asinelli”, a Feira de Santa Lucia ocorre na Via Altabella e se estende por vários outros pontos de Bolonha. O evento, que é o mais antigo da Emília-Romana, remonta a alguns séculos e tem barracas ricamente decoradas que oferecem artesanatos e presentes de Natal, decorações originais para a sua árvore, presépios e, como não poderia deixar de ser, comidas, produtos e vinhos típicos bolonheses.
Na pequena praça em frente à Igreja foi montada uma espécie de floresta encantada para as crianças, onde fica a casa do Papai Noel.
De 17 de novembro a 26 de dezembro de 2019.

Mercadinho de Natal de Arezzo (Toscana)

Em Arezzo a grande atração é a “Aldeia Tirolesa”. São trinta e quatro estandes abertos diariamente que formam uma espécie de vila típica do Tirol, a região ítalo-austríaca do país. Nas charmosas casas de madeira são vendidos produtos artesanais daquela região, além de comidas típicas como strudel, alcaçuz, chocolate quente, sanduíches com queijo derretido e as melhores cidras de maça e cervejas do Tirol. Além disso, o rico programa do evento inclui inúmeros eventos como visitas guiadas ao centro histórico de Arezzo e shows com música e coquetéis tiroleses.
Quando: De 16 novembro 2019 à 26 de dezembro de 2019.

Mercadinho de Natal de Nápoles (Campânia)

Representando o sul da Itália, Nápoles também conta com um Mercado de Natal bastante tradicional. Este ano o Presépio de San Gregorio Armeno dá vida a 148º edição da Feira de Natal da cidade. E na rua com mesmo nome, é possível apreciar e comprar itens dos tradicionais presépios napolitanos.
Dividido em quatro pontos diferentes, o Natal de Nápoles é bem eclético – No espaço Pozzuoli, street food, eventos esportivos e de dança são atração garantida para os mais jovens. Já o Mercatino di Natale di Sun Park é voltado para as crianças e terá brincadeiras, jogos e a casa do Papai Noel, além do mercado em si.

Ficou com vontade de visitar os mercados de Natal italianos? Nós também!

Alla prossima!

Deixe o seu comentário