Dica de Viagem – Envelopar a mala com filme plástico vale a pena?

De um tempo para cá ver pessoas com malas envoltas em filme plástico de PVC nos aeroportos se tornou uma cena bem comum.

Não são poucas as notícias sobre extravios, malas seriamente danificadas pelas companhias aéreas e o pior, até violadas e com pertences furtados. Para tentar diminuir tais ocorrências, muitos viajantes estão optando pelo envelopamento da bagagem com PVC. E, apesar do filme plástico doméstico surtir quase o mesmo efeito e ser muito mais barato, cada vez mais o serviço oferecido profissionalmente nos aeroportos vem ganhando mercado por garantirem mais segurança e tranquilidade aos usuários.

Mas será que essa ação é mesmo necessária? Na realidade a ideia é proteger a mala contra qualquer tipo de dano, colocando uma camada a mais de proteção sobre a sua bagagem, sejam riscos, arranhões,

rupturas e até contras as intempéries climáticas.
Porém acreditamos que a principal vantagem é dificultar a violação da mesma, evitando furtos e golpes, ou seja, evitando que nada seja retirado ou mesmo colocado dentro da sua mala. Obviamente que o filme plástico não impossibilita que a mala seja aberta mas certamente deixará indícios no PVD e dará muito mais trabalho, inibindo tal ação.

Caso a sua mala precise ser aberta por algum funcionário do aeroporto para averiguação, ela será mesmo que esteja envelopada, no entanto algumas empresas de envelopamento garantem que o serviço seja refeito gratuitamente caso isso ocorra. É o caso da  Secure Wrap, que também oferece outros benefícios aos passageiros como um adesivo que contém um QR code com todos os seus dados, coisa que facilita muito a localização caso a sua bagagem seja extraviada por exemplo.

O serviço de envelopamento/lacração costuma ser  bem rápido e está disponível em centenas de aeroportos, principalmente nos internacionais. A maioria das empresas garantem outros serviços aos clientes como:

  • Pesagem antes do lacre plástico para garantir que você não esteja portanto excesso de bagagem e pague a mais por isso;
  • Compensação financeira caso a sua mala sofra danos;
  • Atendimento 24 horas;
  • Reembalagem gratuita caso sua bagagem seja aberta por funcionários da segurança do aeroporto;

No exterior, o serviço de envelopamento custa entre 15 e 22 dólares. No Brasil, a companhia Protec Bag está presente em 27 aeroportos do país e o valor o envelopamento ou lacração é de R$69,00 (outubro/2019) para os malas tamanho padrão P, M e G.

Concluindo, envelopar a sua mala não é garantia de que nada acontecerá à ela, no entanto certamente é uma proteção a mais contra danos e inibirá ações ilícitas como violação, infelizmente cada vez mais comum nos aeroportos. Aí fica a critério de cada um…
Recomendamos que, sem dúvidas, você também faça a sua parte usando cadeados, lacres e capas sobre a sua bagagem a fim de evitar aquela dor de cabeça desnecessária durante a sua viagem!

Alla prossima! 

Deixe o seu comentário