Genealogia e reconhecimento da cidadania italiana

A genealogia estuda a origem, evolução e a disseminação das várias gerações de uma família, sendo o mapa das ligações biológicas entre diferentes indivíduos e gerações. Como ciência, é uma auxiliar da história, estudando a origem, evolução e dispersão das famílias e respectivos sobrenomes ou apelidos. 

Em tempos passados era uma exclusividade da elite, que a usava para galgar prestígio e legitimar famílias e futuras pretensões ao poder. Nos tempos atuais, a pesquisa genealógica se tornou algo mais popular, que tem provocado um impacto importante nas formas de entendimento do passado e das origens pela população em geral.
A genealogia é reconstituída através de documentos escritos, como atos legais (certidões, contratos, etc), bibliografia histórica, crônicas, arquivos cívicos, familiares, judiciais, militares e religiosos, correspondência, inscrições, lápides, imprensa e até tradições orais e imagens.
A genealogia pode ser ascendente, partindo do sujeito presente e retrocedendo pelas gerações antepassadas, ou descendente, partindo do fundador da família e acompanhando a evolução da sua posteridade. 

A partir da pesquisa genealógica é possível construir a árvore genealógica de uma família,  com nomes, datas e lugares onde nasceram, casaram, viveram e faleceram tais antepassados, de forma que sejam mantidos vivos na memória de seus descendentes.

A árvore genealógica também pode ser chamada de heredograma (do latim heredium, herança), que é a representação gráfica das relações de parentesco entre os indivíduos de uma família. No heredograma cada indivíduo é representado por um símbolo, que mostra as suas características particulares e a relação de parentesco com os demais. 

A pesquisa genealógica e o reconhecimento da cidadania italiana

A genealogia e a dupla cidadania se encontram justamente na hora de montar a árvore genealógica do indivíduo – é necessário ter um italiano nato que te transmita a “nacionalidade” italiana de forma “ius sanguinis”.

Para ajudar a montar a árvore genealógica é sempre recomendável conversar com os membros mais velhos da família. Normalmente tios, tias, avós e bisavós sabem de muitas histórias e podem te ajudar com dicas valiosas.
Atualmente, graças ao poder da internet, ficou mais fácil rastrear os seus antepassados. Nós escrevemos um post dando dicas de como fazer pesquisas online e você pode lê-lo clicando aqui.

Caso você tenha descoberto que o sobrenome de algum ascendente seu é italiano mas ainda não conseguiu identificar exatamente quem ele é, a dica é checar os documentos e certidões de nascimento dos seus pais, avós e assim por diante. A certidão de nascimento brasileira em “inteiro teor” é uma espécie de raio x de uma certidão simples com muito mais informações. Ela contém dados como o nome dos pais, avós (paternos e maternos) da pessoa registrada, ou seja, na certidão de nascimento dos seus pais você provavelmente encontrará informações sobre os seus avós, e na dos seus avós, informações sobre os seus bisavós e até trisavós e assim por diante.

Por que contratar um serviço de pesquisa genealógica e busca e apostilamento de certidões profissional?

Apesar de todas as facilidades que temos hoje em dia, às vezes pode ser muito difícil achar certidões muito antigas. Infelizmente muitas informações se perdem ao longo dos anos e nem sempre o caminho é fácil.

Para tal é importante ter o auxílio de profissionais dedicados e experientes para localizar tais documentos e levantar informações sobre os seus antepassados. 

Outra questão a se levar em consideração é a contratação de profissionais que tenham conhecimento sobre a prática do reconhecimento da cidadania italiana, pois assim você terá a certeza de que os documentos pesquisados são mesmo aqueles necessários para o reconhecimento da dupla cidadania, ou seja, profissionais que conheçam as exigências e especificidades da lei italiana.
Além disso, estes profissionais também têm conhecimento sobre a variação de nomes e sobrenomes que podem aparecer em cada caso, levando isso em consideração.

É importante que o profissional domine a língua italiana, pois entenderá todos os termos presentes nos documentos e terá mais facilidade na hora de localizar os registros estrangeiros.

Conclusão

O momento atual é ideal para que você que deseja reconhecer a sua cidadania italiana pesquise e prepare a sua documentação.
A Itália Legal conta o serviço de pesquisa genealógica, assim como o de busca, coleta e apostilamento de certidões na Itália.
Entre em contato conosco e peça um orçamento sem compromisso. O nosso email de contato é o contato@italialegal.com.br.

Alla prossima!

Deixe o seu comentário