Interrail Pass permite que os jovens possam viajar de graça na Europa

A Comissão da UE (União Europeia) aprovou um plano financeiro para 2018 no valor de 12 milhões de euros para promover e desenvolver a identidade europeia incentivando os jovens a viajar.

Bruxelas deu os primeiros passos para a implementação de um esquema que dê de 20.000 a 30.000 passes totalmente gratuitos para adolescentes, uma vez que tenham 18 anos.

O executivo da UE concordou em reservar 12 milhões de euros para o julgamento, mas o número poderia aumentar se os deputados decidirem estendê-lo a mais pessoas.

O bilhete de trem, no valor de € 510 para uma viagem de um mês, oferece aos titulares a oportunidade de viajar em 30 países da Europa quase sem custo extra, em 32 redes ferroviárias.

O Parlamento Europeu propôs o plano em 2016 para incentivar os jovens, especialmente os de baixa renda, a explorar o continente e a “promover uma identidade européia”.

Os primeiros participantes irão viajar neste verão.

Tibor Navracsics, comissário da UE para Educação, Cultura, Juventude e Esporte afirmou: “É importante oferecer a todos os nossos jovens a oportunidade de alargar os seus horizontes ao experimentar outros países. A educação não é apenas sobre o que aprendemos na sala de aula, mas o que descobrimos sobre as culturas e as tradições de nossos colegas europeus.

Jovens europeus de todos os Estados membros são elegíveis para o passe grátis, mesmo aqueles com mobilidade reduzida e independentemente do grau. Também pode ser usado para transporte alternativo, como em ônibus ou ferries, em países que se encontram fora da rede Interrail. Estes incluem a Estónia, Letônia, Lituânia, Malta e Chipre.

Veja aqui a notícia original.

Deixe o seu comentário