Roupas de inverno na Europa – onde comprar e como se vestir

Todos sabemos que o inverno na Europa é muito rigoroso – temperaturas negativas, chuva e neve são coisas do dia a dia e estar preparado para enfrentar o frio é fundamental.

Pensando nisso, preparamos um guia com técnicas de como se vestir adequadamente nesta época do ano e onde comprar com os melhores preços.

A dica número 1 é: deixe para comprar roupas de frio na Europa (ou qualquer que seja o país gelado que você vai visitar) onde as peças são realmente apropriadas, projetadas e fabricadas para te proteger contra as baixas temperaturas. E o melhor, não custam tanto assim. 

Veja no final do post uma lista com as lojas que indicamos.


Como se vestir – Técnica cebola

A técnica de se vestir tipo uma “cebola” nada mais é do que construir camadas de roupas contra o frio. 

A primeira camada deve ser uma blusa de manga longa térmica com isolamento leve, estilo segunda pele, que é fina e ao mesmo tempo esquenta bastante pois o tecido é especial, transpirável e que regula a temperatura corporal. A Declathlon possui modelos a partir de 4,99 euros.

A segunda camada pode ser uma blusa de fleece, pile ou lã grossa, de preferência de gola alta, para proteger a garganta e o pescoço. Esses tecidos não só esquentam mas também mantém a temperatura.

Já na terceira, e talvez última camada, é muito recomendável que você use um casaco forrado, térmico, impermeável e com capuz, ou os chamados down jackets, que são aqueles casacos feitos de nylon e embutidos. Os melhores possuem penas e plumas de ganso dentro e são realmente bem quentes, porém também existem versões mais econômicas, ecológicas e baratas feitas com material sintético e que também são excelentes contra o frio e vento. Preferencialmente opte por modelos que tenham o zíper coberto para evitar que o vento passe bem no meio do peito.
Caso o frio esteja muito intenso, adicione mais uma camada, que pode ser um moletom término flanelado.

Proteja a cabeça

Tenha sempre em mãos um gorro para proteger a sua cabeça e orelhas. E atenção, aqueles gorros de lã com pontos abertos são muito bonitos, mas para o frio mesmo, o gorro precisa ser de lã com pontos fechados e forrado por dentro.

Meias e sapatos

Ter os pés quentinhos no inverno é mais importante do que parece. Quando os pés estão gelados, a sensação é de que o corpo inteiro está gelado.
Vale a pena investir em meias de lã, meias  grossas e térmicas. Em relação a sapatos, é importante usar aqueles adequados a ocasião. Se você for para a neve, não se esqueça de providenciar botas impermeáveis e com solados com travas e  antiderrapantes, afinal você não vai querer cair e correr o risco de se machucar, ou até pior, ter os seus pés literalmente congelados. Acontece…
Para o dia a dia botas de couro ou botas forradas com pelos já dão conta do recado. Então a dica é o combo: meias térmicas + sapatos adequados. 

Luvas e cachecol

Não menos importante são as luvas e o cachecol. As extremidades do corpo esfriam mais rapidamente e pode ser muito difícil colocar a mão para fora do bolso do casaco caso você não esteja usando luvas. Existem modelos com um tipo de silicone na ponta de cada dedo ideal para você usar o celular sem precisar ficar tirando as luvas toda hora.
O cachecol também pede trama mais fechada para o vento não passar. E lembre-se, é extremamente importante proteger a região da garganta para evitar uma gripe que pode arruinar a sua viagem.
Na Europa estão na moda cachecóis bem grandes e volumosos, que enrolados  vão do queixo até o peito.

Meia-calça ou calça térmica

Para a parte de baixo do corpo, a dica para as mulheres é comprar meias-calças térmicas e forradas. A Primark possui modelos bem econômicos e que fazem toda a diferença.
Para os homens, a melhor opção são as calças tipo segunda pele, facilmente encontradas nas lojas esportivas como a Decathlon. 

Protetor labial e hidratante

Parece besteira mas não é: o frio não perdoa a pele contra queimaduras e ressecamento, e por isso é fundamental usar constantemente protetor labial para evitar rachadura nos lábios.

Mantenha a sua pele sempre hidratada. Use um hidratante diariamente após o banho quente e leve sempre na bolsa ou mochila um hidratante para as mãos.

Onde comprar

A melhor opção sempre será comprar roupas para o inverno na Europa mesmo, pois os preços são mais baixos e os produtos apropriados para o frio intenso.
Você encontra itens com ótimos preços tanto online como em lojas físicas.

As lojas que recomendamos e que merecem ser visitadas são:

Decathlon – espalhada por todos os cantos do mundo, você encontra absolutamente de tudo para o frio na Decathon. Os preços são bons e os produtos de qualidade. Vale muito a pena!

Primark – presente em muitos países, a Primark é uma rede gigante com preços muito baixos e acessíveis, estilo fast fashion. A qualidade nem sempre é das melhores mas mesmo assim vale a pena a visita.

H&M – Na H&M você encontra muitas opções, das mais baratas até as um pouco mais caras. Uma blusa bem quentinha de pile sai por cerca de 25 euros por exemplo. Opções para todos os bolsos. 

Calzedonia – Nesta loja você encontra as mais variadas opções de meias e meias calças, incluindo térmicas. Bom preço e qualidade.

Uniqlo – Ideal para comprar jaquetas de ótima qualidade, porém os preços são um pouco mais altos. Estão em promoção neste momento, aproceite!

Snowinn – Esta é uma loja multimarcas online muito interessante. Ela faz parte de uma grande rede que vende artigos para os mais variados tipos de esporte e também para o dia a dia. Clique no link e veja todas as lojas do grupo na parte de cima da tela.
Os preços variam bastante mas existem ótimas promoções. É possível achar uma bota para neve por 25 euros por exemplo.

Gostou? Seguindo essas dicas certamente você não vai passar frio no Hemisfério Norte e irá aproveitar muito mais essa estação encantadora e gelada que é o inverno!

Alla prossima!

Deixe o seu comentário