Vantagens em ser um Cidadão Italiano

São infinitas oportunidades, possibilidades e portas que se abrem para quem desfruta dessa vantagem. A cidadania italiana pode te proporcionar uma nova perspectiva em relação a trabalho, estudos, viagens e lazer. Sem falar na altíssima qualidade de vida que você pode ter no velho continente.

A seguir listamos alguns motivos para você solicitar agora mesmo a sua dupla cidadania.

1) Ter uma passaporte Europeu

Este pequeno documento vermelho vai te abrir as portas do mundo, literalmente. O passaporte italiano está entre os mais poderosos do mundo, tendo acesso a quase todos os países sem necessidade de visto ou com pouquíssima burocracia. Entre eles estão os Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão.

2) Residir legalmente na Europa

Você pode residir em qualquer país da União Europeia. Além disso, esse direito se estende ao seu cônjuge, filhos e/ou seus pais (conforme leis pré-estabelecidas de cada país). Já imaginou poder escolher onde morar? Você encontra mais informações sobre residência na UE aqui.

3) Estudar na Europa

Como cidadão italiano você tem o direito de frequentar uma Universidade em qualquer país da UE ou do Espaço Schengen nas mesmas condições que os nativos desse país. As condições de admissão variam de um país para o outro e também entre as  Universidades, devendo ser verificado caso a caso.

Na Itália as Universidades costumam ter anuidades e o valor pago varia de acordo com a renda anual da família, ou seja, é um valor justo. A média fica entre 1.500 a 2.000 Euros por ano. Esse valor é extremamente acessível se comparado ao valor de uma mensalidade no Brasil por exemplo.

4) Acesso ao Sistema de Saúde Europeu

Cidadãos da União Europeia caso necessitem de assistência médica em outros países membros têm o direito de serem atendidos nas mesmas condições que os nativos daquele país, devendo apenas apresentar o cartão de saúde do seu país de origem. Cidadãos italianos devem viajar com a tessera sanitaria em mãos, que é o cartão de saúde da Itália.

5) Trabalhar na Europa sem necessidade de visto especial

Como cidadão italiano você pode trabalhar sem burocracia em qualquer país da UE.
Pessoas com dupla cidadania são bem vistas pelas empresas justamente pela facilidade em poder viajar sem burocracia para outros países, o que agrega bastante valor mesmo para quem não vive necessariamente na Europa.

Além disso você também pode prestar concurso público e se inserir na política local por exemplo.

Na Europa não existe muita distinção salarial. Por mais “simples” que sua profissão pareça, você vai receber o suficiente para ter qualidade de vida. Fora que ganhar em euros é um capítulo à parte. A moeda é muito valorizada e tem alto valor de compra.

6) Ter qualidade de vida europeia

A Europa se sobressai quando o assunto é qualidade de vida. A infraestrutura urbana é excelente, há muitas ferrovias interligando todos os países, o transporte público é barato e de qualidade.
A preservação do meio-ambiente é levada a sério, há coleta seletiva de lixo, distribuição igualitária de energia e água potável saindo de cada torneira.
Além disso, como já comentamos acima, o poder de compra é muito elevado. Não existe muita distinção na qualidade dos produtos em geral. Todos têm acesso a produtos alimentícios por um valor extremamente justo, ou seja, dificilmente você vai encontrar algo com preço exorbitante.

7) Viajar sem fronteiras

Se você é um cidadão italiano já pode esquecer check-ins alfandegários burocráticos, exigência de visto para ir a quase qualquer lugar, longas filas na imigração dos países, comprovação de estadia e renda para visitar um país. A cidadania italiana beneficia a vida e a locomoção dos viajantes no geral. Sem falar nas diversas companhias aéreas de low cost que te permitem ir da Itália à Londres por 15 Euros por exemplo. Já imaginou a quantidade de países que você pode conhecer?

8) Transmitir a cidadania Italiana aos seus descendentes

Todo filho de italiano também é italiano por direito. É um direito de sangue! Logo seus filhos e netos e todos que vierem depois de você também poderão requerer a cidadania italiana e desfrutar de todas essas vantagens.
O que pode ser melhor do que transmitir esse direito a um filho?

Gostou das vantagens de ser um Cidadão Europeu? Você tem direito a cidadania Italiana? Então não perca tempo e reconheça o que é seu por direito.
Nós do Itália Legal podemos te ajudar em todas as fases desse processo. Entre em contato para maiores informações. In bocca al lupo! 🙂

Deixe o seu comentário