Para obter o reconhecimento da cidadania italiana, os descendentes de cidadãos italianos devem reunir uma série de documentos italianos e brasileiros que comprovam o laço sanguíneo. Serão necessárias todas as certidões de nascimento, de casamento e de óbito de todos os ascendentes, desde o ascendente italiano mais próximo da sua árvore genealógica.
Por onde começar
O primeiro passo é conseguir a certidão de nascimento do seu ascendente italiano mais próximo. É com ela que surge o direito à cidadania italiana. Este documento será retirado no comune italiano que registrou o nascimento. Contudo, se na época do nascimento do seu ascendente italiano ainda não existia registro civil, o documento será substituído pela certidão de batismo, emitida pela paróquia onde ocorreu o evento.Também serão necessárias as Certidões de Casamento e de Óbito do ascendente italiano, se estes eventos ocorreram na Itália.
Leia mais: Cidadania Italiana por descendência – cheque a lista das certidões italianas
No Brasil
O segundo passo é emitir as certidões brasileiras em inteiro teor de toda a linha de descendência até chegar em você.
LEIAM E RELEIAM detalhadamente datas e grafias de nomes em cada certidão. Erros em datas geralmente não são aceitos pelos comuni, enquanto erros ortográficos são discutíveis e devem ser verificados com o setor do comune que fará o seu processo.
Será necessário providenciar a tradução juramentada e o apostilamento de todas as certidões brasileiras. É importante conferir as traduções e confrontar mais uma vez todas as informações.
Com todas as certidões reunidas, é hora de solicitar a Certidão Negativa de Naturalização do seu ascendente italiano. O documento comprova que o ascendente italiano não pediu a naturalização brasileira.
É possível emitir a Certidão Negativa de Naturalização gratuitamente pela internet, no site do Ministério da Justiça brasileiro.
Se ainda tem dúvidas, escreve para a nossa equipe.
L’Italia è sempre una buona idea!