Passaporte italiano e o nomadismo digital

A tecnologia fez surgir muitas novas profissões e diferentes estilos de vida. Em um mundo em constante transformação, e um desses estilos, bastante adotado princioalmente pelos mais jovens, é o nomadismo digital.

Os nômades digitais desfrutam de grande flexibilidade, já que podem trabalhar remotamente em qualquer lugar do planeta, e têm total liberdade de escolher seus destinos e horários fazendo uso da internet para manter suas atividades profissionais – com um notebook e acesso à internet, a prais mais próxima pode virar escritporio sim – e no século XXI, os nômades digitais incluem os profissionais da área de TI, designers, consultores, influencers, jornalistas, profissionais das redes sociais, entre muitos outros.

Em comum, todos têm a oportunidade de explorar diversos países e mergulhar em novas culturas, enriquecendo sua visão de mundo de maneira abrangente.

A Itália aprovou em 2022 um visto específico para essa categoria de trabalhadores, que embora ainda não tenha entrato em vigor, sua aprovação já é um passo importante, e sua implementação é apenas uma questão de tempo.

A Lei n. 25 de 28 de março de 2022 alterou o artigo 27 do Testo Unico Immigrazione, incluindo os “nômades digitais e trabalhadores remotos, não pertencentes à União Europeia”, na categoria de imigrantes do país. Essa medida possibilita que profissionais sem vínculos formais de trabalho obtenham permissão para residir na Itália nessas condições, permitindo que trabalhem e explorem o país.

O objetivo principal desse visto é alinhar-se às diretrizes do PNRR – Piano Nazionale di Ripresa e Resilienza, que, de forma resumida, busca revitalizar as cidades e vilarejos pequenos na Itália que estão gradualmente desaparecendo.

A Cidadania Italiana facilita a vida do nômade digital?

Sem dúvida alguma. Ao considerar especificamente a União Europeia, um cidadão italiano não precisa de visto para transitar nos países do bloco. Portanto, o nômade digital pode exercer suas atividades não apenas na Itália, mas em qualquer um dos 27 países da União Europeia.

É fundamental destacar que aqueles que não possuem cidadania europeia precisarão solicitar visto para cada país que desejem visitar, cumprindo as normas específicas de cada nação. Na Itália, por exemplo, a legislação referente a esse assunto não permite que o profissional em questão seja contratado por uma empresa italiana.

Além disso, o Passaporte Italiano serve como uma chave que desbloqueia a entrada em mais de 194 países, figurando em primeiro lugar como o passaporte mais poderoso do mundo, junto com França, Espanha, Alemanha, Japão e Singapura, e incluindo fácil acesso aos Estados Unidos e o Canadá.
Nessas nações, é possível visitá-las como cidadão italiano por até 90 dias sem a necessidade de solicitar visto, apenas com a Autorização de Viagem ETIAS, proporcionando uma excelente oportunidade para explorar esses países sem deixar o trabalho de lado.

Isso sem mencionar que, com o Passaporte Italiano, a obtenção de vistos desse tipo torna-se muito mais simples em determinadas nações, graças às sólidas relações da Itália com diversos países ao redor do mundo.

E se você também quer desburocratizar a sua vida, reconheça conosco a sua cidadania italiana judicialmente ou administrativamente diretamente na Itália. Nós vamos te guiar em cada etapa desta nessa jornada.

Nossos canais de contato são:

Email: contato@italialegal.com.br;
Intagram: @italialegal;
Facebook: A Itália é logo ali;
Whatsapps: +39 3665425520 ou +39 3921438751.

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro do universo da cidadania italiana e da Itália!

Alla prossima!

 

Deixe o seu comentário

× Entre em contato conosco!