Carta-convite: o modelo mais eficaz para você entrar na Itália sem problemas

Na hora de viajar para o exterior, a carta-convite é um documento que sempre gera dúvidas: o que é? Para que serve? Eu preciso de uma para viajar para a Itália para o processo de cidadania? Como preparar uma carta convite eficaz?
Neste post vamos te esclarecer todas essas dúvidas.

O que é a carta-convite?

A carta convite é um documento informal necessário para você que vai ficar hospedado na casa de um amigo ou parente durante a sua viagem, e, logo, não tem nenhuma reserva em hotel no destino da viagem.

Para que serve a carta-convite?

Ela serve para confirmar que você tem acomodação garantida em determinado país durante o período da sua viagem, ou seja, a carta convite funciona como uma comprovação de hospedagem.
A carta convite também pode ser usada como um documento que comprova que o anfitrião será o responsável financeiro do viajante. Nesse caso, é necessário que isso seja declarado claramente na carta.

Eu preciso de uma carta-convite para viajar para a Itália para o processo de reconhecimento?

Sim! Se você vai ficar hospedado na casa de amigos ou de parentes, vai precisar ter em mãos a “lettera d’invito”, que nada mais é do que uma carta-convite feita por qualquer pessoa que é residente na Itália ou que possua permissão de estadia legal, declarando que aguarda a sua chegada e que você ficará hospedado na casa desta pessoa.
Atenção: a carta-convite precisa ser escrita por alguém que seja realmente residente no país, com documentos de moradia legalizados, ela não pode ser escrita por turistas ou por pessoas que estão apenas de passagem.

No caso da cidadania italiana, se você for reconhecer a sua cidadania com uma assessoria, a mesma irá providenciar uma carta-convite para que você entre tranquilamente no país, sem problemas na imigração, e depois você terá a sua própria residência para dar andamente ao processo de reconhecimento.

Modelo eficaz de “Lettera d’invito”

A sua carta-convite poderá ser feita em inglês (invitation letter) ou em italiano (lettera d’invito), mas nunca em português, já que ela deverá ser apresentada ao oficial da imigração italiana.
Fuja dos modelos complicados e burocráticos, que exigem muitos comprovantes, e prepare uma carta-convite simples e eficaz.

A carta-convite pode ser escrita a mão, desde que perfeitamente legível, ou digitada, e só precisa conter:

1) Dados da pessoa que oferece a hospedagem na Itália (nome completo, documentos pessoais e endereço italiano);
2) Dados da pessoa que será hospedado na Itália (nome completo, passaporte e endereço brasileiro);
3) Dados da viagem (data de chegada e de partida);
4) Razão da visita (turismo);
5) Endereço da hospedagem;
6) Assinatura do autor da carta;
7) Telefone de contato do autor da carta, para que o oficial italiano possa confirmar a declaração.

Por fim, à carta-convite deverá ser anexada uma cópia do documento de identificação da pessoa que está na Itália, o autor da carta (passaporte, permesso di soggiorno ou carta d’identità).

Copie e cole o nosso modelo de Carta-Convite

Dichiarazione di Ospitalità

Milano(MI), 01/01/2019 [lugar e data]

Io sottoscritto/a ……[nome e sobrenome do seu amigo ou parente] nato/a il …… [data de nascimento]a …… [lugar de nascimento] di nazionalità …… [nacionalidade] residente a …… [cidade de residência] prov…… [província da cidade] in via…… [endereço completo] c.a.p. …… [CEP italiano] occupazione/professione …… [profissão]

con la presente comunico di voler ospitare

il/la cittadino/a straniero/a …… [seu nome completo]nato/a il ……[sua data de nascimento] a …… [lugar de nascimento] di nazionalità …… [sua nacionalidade] residente a …… [cidade de residência] prov…… [Estado] in via…… [endereço completo] c.a.p. …… [CEP]

per il periodo dal …… [data de chegada] al …… [data de partida] a motivo di turismo.

Dichiaro inoltre 

1) di avere con la stessa persona legami di …… [parentela ou amicizia / parentesco ou amizade]
2) di sapere con certezza che la stessa persona nel proprio Paese di origine svolge la seguente attività lavorativa: …… [sua profissão]
3) di possedere le disponibilità economiche ed abitative per poter ospitare il/la suddetto/a cittadino/a straniero/a.

Si allega copia di un documento d’identità del dichiarante.

Cellulare: +39 555 555555
Telefono: +39 555 555555

….. [assinatura do declarante]

Dúvidas frequentes sobre a carta-convite:

  • Como enviar a carta-convite: As cartas-convites podem ser enviadas digitalmente e escaneadas sem problemas, não havendo a necessidade da pessoa que vai te recever enviar uma carta física pelo Correios.
  • A carta convite só é necessária para locais em que você não tem a reserva de hospedagem. Sendo assim, quando ela for preenchida, deve indicar a data que você ficará na casa do anfitrião, apenas.
  • Nunca minta para a imigração: A imigração pode de fato ligar para a pessoa que redigiu a carta convite e fazer perguntas sobre a relação entre vocês. Portanto, não invente histórias mirabolantes para o agente da imigração.

Agora que você já sabe como proceder com a carta-convite, e só se preparar para viajar!

E se você precisa de uma assessoria especializada no reconhecimento da cidadania italiana, não hesite em entrar contato conosco.
Nosso email é: contato@italialegal.com.br;
Instagram: @italialegal;
Facebook: A Itália é logo ali;
Whatsapps: +39 366 5425520, +39 392 1438751, +39 351 7896820.

Alla prossima!

Deixe o seu comentário

× Entre em contato conosco!