Qual o melhor período do ano para se mudar para a Itália?

Mudar de país envolve muito planejamento, e analisar como as coisas funcionam em cada período do ano é fundamental. Falando de Itália, claro que o melhor período e estação do ano para se mudar dependerá também das suas preferências pessoais e da região para a qual você estará se mudando. Mas isso não é tudo, também é preciso levar em consideração o funcionamento do país em si e as consequências que as mudanças de temperatura trazem.

 Aqui está uma visão geral do funcionamento da Itália em relação às estações do ano na para ajudá-lo a decidir quando se mudar para o país:

Primavera (de 20 e 21 de março à 22 e 23 de junho)

Clima: Temperaturas amenas, natureza florescendo, e uma sensação agradável no ar.

Vantagens: Ideal para quem prefere evitar o calor intenso e o frio rigoroso. É uma época em que a Itália começa a ficar mais vibrante, com muitos festivais e eventos culturais. Ótimo para explorar a beleza natural e as cidades históricas sem as multidões do verão.
Com as temperaturas não muito quentes e não muito baixas, nesse período ligar o aquecimento não é mais necessário, gerando economia. Também não será necessário comprar roupas de frio de cara.

Desvantagens: Pode haver alguma chuva, especialmente no início da primavera.

Economia: Neste período a economia industrial começa a desacelerar e a turística começa a acelerar. Ótimo momento para procurar emprego no comércio, em restaurantes, cafés e gelaterias, já que as atividades turísticas começam a contratar. 

Verão (de 20 ou 21 de junho à 22 ou 23 de setembro):

Clima: Quente, com temperaturas que tranquilamente ultrapassam os 30°C, chegando a 40 graus em vários lugares, especialmente nas regiões central e sul. Praticamente não chove.

Vantagens: A Itália está em pleno funcionamento turístico, com muitos eventos, festivais e atividades ao ar livre. As praias estão no auge, as cidades ficam cheias e a atmosfera é vibrante.

Desvantagens: O sol é muito forte e altas temperaturas podem ser muito desconfortáveis, especialmente em áreas urbanas. Além disso, é a alta temporada turística, com multidões em muitos lugares e preços mais altos.
Falando de vida prática, agosto é o mês oficial das férias dos italianos, então tudo funciona num ritmo mais lento e com pessoal reduzido. Resolver questões nos Comunes, por exemplo, pode ser um problema. Alguns comércios também fecham, incluindo imobiliárias, então é preciso ficar atento.

Economia: a produção industrial desacelera, por outro lado a turística dispara. Acontecem muitas contratações, principalmente temporárias, para dar conta da demanda de turistas.

Outono (de 22 e 23 de setembro à 21 e 22 de dezembro):

Clima: Temperaturas mais frescas, cores vibrantes das folhas mudando de cor, caindo e um clima muito agradável.

Vantagens: Menos turistas e temperaturas confortáveis, tornando mais fácil explorar a cidade e organizar a mudança. É também a época das colheitas, com muitos festivais de comida e vinho.

Desvantagens: Algumas áreas turísticas começam a fechar no final da temporada, e pode haver um aumento da chuva no final do outono.
Conforme o outono se aproxima do inverno, é necessário começar a se preparar para o frio e comprar roupas de inverno. Talvez você sinta a necessidade de usar o aquecimento.

Economia:
A atividade industrial volta a acelerar, a atividade turística cai bastante e muitos locais de temporada fecham, como gelaterias por exemplo.

Inverno (de 20 e 21 de dezembro a 20 e 21 de março):

Clima: Frio, com temperaturas variando de amenas no sul a muito frias no norte, onde pode haver neve.

Vantagens: Ótimo para quem gosta de inverno e esportes de neve. Menos turistas, o que significa preços mais baixos e menos multidões. As cidades italianas são especialmente charmosas durante as festas de Natal e Ano Novo com muitos mercadinhos típicos.

Desvantagens: O frio pode ser intenso, especialmente nas regiões do norte e nos Apeninos. Algumas atrações turísticas e serviços podem estar fechados ou com horários reduzidos. Os dias são mais curtos e com menos luz solar. Acontece um aumento nas contas devido ao aquecimento da casa.

Economia: Com menos atividade outdoor devido ao clima, as pessoas costumam focar no trabalho, aquecendo a economia no geral. A atividade industrial segue aquecida. 

Podemos concluir que primavera e o outono são, geralmente, as melhores estações para se mudar para a Itália devido ao clima agradável e à menor presença de turistas. Contudo, se você gosta de calor ou atividades de inverno, o verão e o inverno também podem ser boas escolhas, dependendo de suas preferências pessoais. 

E se você quer reconhecer a sua cidadania italiana judicialmente ou diretamente na Itália, fale conosco.
Vamos te guiar nessa jornada do início ao fim. Nossos canais de contato são:

Email: contato@italialegal.com.br;
Intagram: @italialegal;
Facebook: A Itália é logo ali;
Whatsapps: +39 3665425520 ou +39 3921438751.

Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro do universo da cidadania italiana e da Itália!

Deixe o seu comentário

× Entre em contato conosco!